PRONOMES PESSOAIS e o Verbo, pronominalização

penread[1].gif

Escreve nos espaços em branco as palavras adequadas. Clica em "Verificar" para verificar as respostas. Usa o botão "Pista" para ver uma letra da resposta se tiveres dúvidas. Nota: perderás pontos de cada vez que pedires uma letra ou pista!
Nas frases seguintes, evita repetições usando os pronomes pessoais articulados com os verbos:
1. Como o Manuel mora perto de minha casa, pedi ao Manuel que esperasse por mim. /Como o Manuel mora perto de minha casa que esperasse por mim.
2. A Carla tinha um caderno novo, mas na escola rasgaram o caderno novo à Carla. /A Carla tinha um caderno novo, mas na escola .
buzz_verde.gif
3. O cão fugiu assustado, embora ninguém tenha feito mal ao cão. / O cão fugiu assustado, embora ninguém feito mal.
4. Eles tiveram um acidente, mas o mecânico reparará o carro ao Jorge e à Mariana. / Eles tiveram um acidente, mas o mecânico o carro.
5. Estou zangado com o António. Não levarei a prenda de anos ao António tão cedo. / Estou zangado com o António. Não a prenda de anos tão cedo.
6. O Helder via o seu pai voltar tarde todos os dias, mas não fazia perguntas ao seu pai. / O Helder via o seu pai voltar tarde todos os dias, mas não perguntas.
7. Eu estou tão chateado com a minha irmã que nem os bons dias dou à minha irmã. / Eu estou tão chateado com a minha irmã que nem os bons dias .
cao.gif
8. Comprei uma prenda para ela, mas só vou dar a prenda à minha mãe no dia do seu aniversário. / Comprei uma prenda para ela, mas só no dia do seu aniversário.
9. A Mariana foi ao restaurante chinês. O empregado ensinou a Mariana a usar os pauzinhos. / A Mariana foi ao restaurante chinês. O empregado a usar os pauzinhos.
10. Os dois tiraram um bom curso, o que permitirá aos dois arranjar um bom emprego. / Os dois tiraram um bom curso, o que arranjar um bom emprego.