Inês de Castro, in "Os Lusíadas" de Luís de Camões ines.jpg


Preenche os espaços em branco com as palavras adequadas.
   Afonso      alegria      algozes      amor      Castro      clemência      comentários      compaixão      conclusão      conselheiros      desenvolvimento      desterro      episódio      espadas      fatal      felizes      ferozes      filhos      Gama      História      influenciado      intentos      introdução      lírico      longínquas      matadores      Melinde      morte      Natureza      Pedro      piedade      piedosos      povo      Príncipe      rodeada      romance      Salado      trágico      tranquilidade      verídica      vitorioso   
O de Inês de é o episódio mais conhecido d' "Os Lusíadas". Baseia-se no de Inês de Castro e do infante D. , filho de D. IV, uma história . Este episódio consta de uma na qual Vasco da anuncia que vai narrar um caso , que aconteceu quando D. Afonso IV regressou, , da Batalha do . Deste caso só o é responsável.
No do episódio, Inês é apresentada num ambiente de e , recordando os tempos passados com o , que só a ela deseja. Porém o rei, D. Afonso IV, pela opinião do e dos , ordena a sua . No dia , D. Inês é trazida à presença do Rei que por ela sente , mas o povo e e os persistemnos seus . D. Inês, pelos seus , pede ao rei, invocando comportamentos exemplares por parte de animais , ou mesmo o perpétuo em terras . Contudo, mais uma vez, o povo exige a sua morte e os brutos esterram as suas no peito de Inês.
Na , o narrador tece alguns sobre a morte de Inês e a que esta morte desperta na .
O episódio de Inês de Castro faz parte da narração da de Portugal, contada por Vasco da Gama ao rei de .