camoes.jpg"Os Lusíadas" - a Narração e o Consílio dos deusesconsilio_deuses1.jpg

Clica aqui para veres o texto.

Escreve nos espaços em branco as palavras adequadas. Clica em "Verificar" para verificar as respostas. Usa o botão "Pista" para ver uma letra da resposta se tiveres dúvidas. Nota: perderás pontos de cada vez que pedires uma letra ou pista!
   Índia      Índico      ajudados      Amor      Baco      corajoso      Fados      guerreiro      in      Júpiter      latim      Lusitana      Marte      medias      meio      mensageiro      Mercúrio      narração      Olimpo      Oriente      res      romanos      Vénus   
Na estâcia 19 dá-se início à , chamada " ", pois quando começa já as naus vão a da viagem, no oceano .
Imediatamente a seguir se dá início ao episódio do Consílio dos Deuses, no . Mercúrio, o dos deuses, convocou todos os presentes, a mando de , para em conjunto decidirem "Sobre as cousas futuras do ".
Júpiter acha que os portugueses devem ser , pois são um povo valente e e que anda no mar há bastante tempo. Para além disso, os próprios já tinham decidido que iriam ter por "longos tempos o governo" do Oriente! Assim, determina que sejam recebidos como amigos na costa africana e que, depois de guarnecida a frota, "Tornarão a seguir sua longa rota".
não partilha dessa opinião, pois, segundo ele, se os portugueses chegarem á , os seus feitos serão esquecidos, e custa-lhe perder a sua glória.
No entanto, e estão a favor dos portugueses: ela, a deusa do , porque estava "afeiçoada à gente ", pois via nela qualidades iguais às dos , povo que tanto amava!, e porque a língua portuguesa era semelhante ao . Marte, por sua vez, admira o espírito dos lusitanos e pede a para não voltar atrás na decidão que já tinha tomado.
Por fim, Júpiter concorda com as alegações de Marte e toma uma decisão: que "Lhe vá mostrar a terra, onde se informe/Da Índia e onde a gente se reforme".