A Poesia

 

Proposta de trabalho orientada

Introdução Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão 

 

Introdução:

 As palavras

São como um cristal,    as palavras
Algumas, um punhal,
um incêndio.
Outras,
orvalho apenas.     

 

Eugénio de Andrade 

     Um conhecido poeta português, por sinal, algarvio, chamado Gastão Cruz, disse que "Tão difícil como encontrar um bom poeta é encontrar um bom leitor de poesia". 

     De facto, ler poemas, compreendê-los e gostar de os ler não é fácil, apesar de serem escritos com as palavras que utilizamos todos os dias (que poderíamos utilizar todos os dias...), quando falamos, escrevemos ou ouvimos. É a sua conjugação que as transforma em linguagem, seja em prosa, poesia, sob a forma de teatro, numa notícia, publicidade, banda desenhada, em TODOS os tipos de texto!

     Acontece que o texto poético é um tipo de texto muito especial, e tal como não se escreve um poema da mesma maneira que se envia um e-mail a um amigo ou se escreve uma história, também não se pode ler poesia da mesma forma que se lê as legendas de um filme. Porque a poesia "é a música secreta da língua", como diz Manuel Alegre, um outro poeta português, e por isso tem de ser sentida.

      Espero, assim, que este trabalho sirva para viajares à descoberta do mundo da poesia e dos seus sinais mágicos.
 

 

[início]

A tarefa:

 

 

   Lê com atenção as tarefas que te proponho: 

  •  Em contexto de sala de aula, irás constituir o teu grupo de trabalho;
  •  A tarefa de cada grupo consistirá, em primeiro lugar,  em pesquisar acerca da vida e obra de um poeta português, que poderás escolher, de entre uma lista de escritores;
  •  Por fim, o grupo fará a apresentação oral do resultado da pesquisa aos colegas da turma e entregará um trabalho final, por escrito.

    

    

      Não te esqueças de que, para realizares este trabalho, terás de fazer algumas leituras, em livros, ou na internet. Como tal, escolhe um local confortável e com muita luz, e faz intervalos regulares, quando estiveres a consultar a internet!

[início]

O processo

 O trabalho passo a passo:

  • Constituição dos grupos na turma

    Ao trabalhares em grupo, está a participar num jogo de equipa, em que é preciso acertar no alvo, que é o produto do trabalho.

     Por isso, há que ter em atenção algumas regras, para que tudo corra pelo melhor, como o respeito pelo tempo de execução previsto, a autorresponsabilidade pelo cumprimento de todas as tarefas, o respeito pela opinião de cada elemento do grupo, e, MUITO IMPORTANTE, a organização de um plano de trabalho!

  • Seleção de um poeta português previamente indicado ou  escolhido pelo grupo

    Tens a lista de poetas portugueses que irão ser estudados e que poderás escolher juntamente com os restantes elementos do teu grupo.

  • Divisão de tarefas no grupo

      Ao participares da divisão das tarefas no grupo, tu e os teus colegas deverão fazê-lo de forma equitativa, isto é, igualitária, seja durante a pesquisa, seja na estruturação e redação do trabalho, seja na sua apresentação oral.

  • As várias etapas do trabalho 

      O trabalho de cada grupo está dividido em quatro partes bem distintas:

        I - Pesquisa de elementos biográficos do autor em estudo, que poderá ser efetuada nos sites que te sugiro mais adiante, em livros da biblioteca da tua escola ou de tua casa. Para facilitar o teu trabalho, à medida que fores consultando os sites ou os livros, vai anotando as indicações bibliográficas, de modo a poderes colocá-las no final do trabalho escrito.

        II - Pesquisa, leitura e seleção de um leque de poemas do autor que te coube estudar. Claro que os poemas não devem ser escolhidos de forma aleatória, isto é, ao acaso, pois, na redacção do trabalho escrito, terás de fundamentar as tuas opções, dentro da obra do poeta.

        III - Organização da informação: neste momento, é fundamental colocar por ordem de importância a informação recolhida; distinguir o que é essencial e o que é secundário; efetuar resumos e esquemas que permitam sintetizar a informação (este último tópico refere-se aos elementos biográficos do autor em estudo).

        IV- Estruturação e redação do trabalho escrito

          No que diz respeito à ESTRUTURAÇÃO, já sabes que um trabalho escrito é composto por várias partes: a folha ou página de rosto (pode incluir uma imagem ilustrativa; tem de incluir o título de trabalho, a data de entrega, a indicação da pessoa ou disciplina que pediu o trabalho e os autores do trabalho); o índice geral do trabalho (deve respeitar a ordem dos assuntos no trabalho e as respetivas páginas em que se encontram); a introdução (em que se explica o objetivo fundamental do trabalho, em dois ou três parágrafos); o desenvolvimento do trabalho (podes dividi-lo em partes, de modo a facilitar a sua leitura); a conclusão (deve constituir um resumo pessoal do assunto do trabalho);por último, a bibliografia (deve conter, organizada por ordem alfabética, a indicação de todas as obras consultadas).

       Podes consultar os sites que colocámos à tua disposição, para te ajudar a fazer a bibliografia do trabalho.

       Por sua vez, relativamente à sua REDAÇÃO, o texto final deve ser claro, preciso e coerente. É também MUITO IMPORTANTE  que entendas que um trabalho escrito NÃO É copiar textos de um livro, mesmo que "se cortem alguns parágrafos", É  produzir um documento pessoal, original!

  • Preparação e apresentação oral do trabalho realizado

       Tão importante como o trabalho escrito é a apresentação oral do trabalho realizado. Não basta pensares que "é só chegar à aula e ler o trabalho"... pois isso seria uma valente "seca" para os teus colegas e para mim também!

        Por isso, deves planear com os colegas a sua apresentação, uma vez mais, distribuir tarefas, ficando cada um encarregue da apresentação de uma parte do trabalho. Esta pode ser meramente expositiva, mas podes também conciliar vários recursos, como cartolinas, música, apresentação em PowerPoint... dá asas à tua imaginação! Por exemplo, seria interessante ouvir a declamação, individual ou em conjunto, de alguns poemas do vosso autor.

  • Tempo de apresentação e prazo de entrega do trabalho escrito

        Para a apresentação oral do teu trabalho, na sala de aula, terás vinte minutos.

        O trabalho escrito deverá ser entregue no final da sua apresentação oral.

  • Avaliação do trabalho

      A avaliação do trabalho processar-se-á de várias formas: através da auto e heteroavaliação individual e conjunta dentro de cada grupo e da heteroavaliação de todos os grupos, a partir de um documento produzido para o efeito.

      Terás uma avaliação individual na apresentação oral do trabalho (que valerá 40% da nota final) e uma avaliação conjunta na avaliação do trabalho escrito (que valerá 60% da nota final).

                    LISTA DE POETAS PROPOSTOS:

               Alexandre O`Neill

              Álvaro de Magalhães

              António Gedeão

              Eugénio de Andrade

              Ilse Losa

              Sophia de Mello Breyner Andresen

   Com certeza, já ouviste falar em poesia visual. Deixo-te aqui, como curiosidade, um exemplo de poesia visual animada. Aceita o convite de viajar ao mundo desta poesia, através dos sites que te proponho nos recursos.

E agora, mãos à obra!

Os recursos

 Queres uma ajudinha na pesquisa?

 Aqui estão uns sites interessantes sobre os poetas propostos. Agora é só saber procurar!...

 E não te esqueças de que o Google permite a pesquisa e a cópia de imagens que irão enriquecer o teu trabalho.

http://nescritas.nletras.com/poetasarir/


 http://www.zeliars.hpg.ig.com.br/poetas_portugueses.htm


 http://bibliomanias.no.sapo.pt/escritores_portugueses.htm


http://www.mulheres-ps20.ipp.pt/SophiaMBreyner.htm


http://www.astormentas.com/andrade.htm


 http://www.vidaslusofonas.pt/alexandre_o_neill.htm


 http://www.mulheres-ps20.ipp.pt/Ilse%20Losa%20.htm


 http://www.app.pt/nte/alvaro/index.html


 http://www.bocc.ubi.pt/pag/bacelar-jorge-poesia-visual.pdf


 http://users.isr.ist.utl.pt/~cfb/VdS/a.gedeao.html


 http://www.geografismos.com/textos/bibliografias.htm

[início]

Avaliação

O grau de participação nas atividades será avaliado com base nos seguintes critérios:

5

Participou ativamente nas atividades, cooperando com o grupo. Discutiu de forma séria e profunda com os/as colegas sobre os temas propostos. Trouxe informações importantes para a discussão. O resultado de sua atividade foi relevante e criativo.

4

Participou nas atividades, cooperando com o grupo. Discutiu com os/as colegas sobre os temas propostos. O resultado de sua atividade foi bom.

3

Participou pouco nas atividades. A sua contribuição para a discussão e o trabalho foi regular.

2

Esteve presente mas não há registo da sua contribuição para a discussão e trabalho.

1

Não participou na atividade.   

 As apresentações serão avaliadas com base nos seguintes critérios:

5

A apresentação trouxe várias contribuições relevantes para a discussão. A argumentação foi muito bem desenvolvida. Foi uma apresentação relevante e criativa.

4

A apresentação trouxe várias contribuições relevantes para a discussão. A argumentação foi bem desenvolvida. Foi uma apresentação correta.  

3

A apresentação trouxe algumas contribuições relevantes para a discussão. A argumentação foi desenvolvida de forma razoável. Foi uma apresentação parcialmente correta.

2

A apresentação trouxe poucas contribuições relevantes para a discussão. A argumentação não foi desenvolvida de forma razoável. Foi uma apresentação insuficiente.

1

A apresentação não trouxe contribuições relevantes para a discussão. A argumentação foi mal desenvolvida. Foi uma apresentação insuficiente.

Conclusão

Depois do desafio que te foi proposto de descobrir o Mundo da Poesia, espero que tenhas gostado e aprendido muito.

      O próximo desafio será o de compilar o Livro de Poesia da turma.

      E tal como "Tem de correr no corpo dos poemas /o sangue das artérias do universo", segundo um poeta português chamado Ary dos Santos, cabe-te a ti, como leitor, e a todos os leitores captar a sua essência, porque só nessa altura "a poesia acontece"...

countera5.gif (10481 bytes) 

 

      Finalmente... chegou o momento do merecido descanso! Vai um poema?!...

http://www.educared.org.ar/imaginaria/biblioteca/images/mundopoesia.jpg