Os Lusíadas (Estrutura Externa, Interna e Fontes

 

Proposta de trabalho orientada

 

Introdução Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão 

 

Introdução:

Com este trabalho pretende-se que os discentes conheçam aspectos relacionados com a estrutura externa e interna de Os Lusíadas, bem como as fontes que serviram de inspiração a Luís Vaz de Camões. 

[início]

A tarefa:

Realizar um PowerPoint, em trabalho de pares, sobre a estrutura externa e interna e as fontes d' Os Lusíadas. Para isso deves consultar não só os sites abaixo indicados como também o manual adoptado.

[início]

O processo

Para a realização do trabalho, devem organizar grupos de quatro elementos. Cada elemento do grupo consultará os recursos indicados com o objectivo de recolher informações que serão posteriormente organizadas em conjunto pelos restantes elementos, para realizarem o trabalho em PowerPoint. O trabalho será apresentado à turma.

[início]

Os recursos

http://anacrisrc.no.sapo.pt/epopeia.htm

http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q=recursos.malha.net%2Fcomponent%2Foption%2Ccom_docman%2Ftask%2Cdoc_download%2Fgid%2C324%2FItemid%2C41%2F+-+&btnG=Pesquisa+Google&meta=

www.educom.pt/proj/por-mares/obra.htm

Manual adoptado

[início]

Avaliação

O grau de participação nas actividades será avaliado com base nos seguintes critérios:

5

Participou activamente nas actividades, cooperando com o grupo. Discutiu de forma séria e profunda com os/as colegas sobre os temas propostos. Trouxe informações importantes para a discussão. O resultado de sua actividade foi relevante e criativo.

4

Participou nas actividades, cooperando com o grupo. Discutiu com os/as colegas sobre os temas propostos. O resultado de sua actividade foi bom.

3

Participou pouco nas actividades. A sua contribuição para a discussão e o trabalho foi regular.

2

Esteve presente mas não há registo da sua contribuição para a discussão e trabalho.

1

Não participou na actividade.   

 As apresentações serão avaliadas com base nos seguintes critérios:

5

A apresentação trouxe várias contribuições relevantes para a discussão. A argumentação foi muito bem desenvolvida. Foi uma apresentação relevante e criativa.

4

A apresentação trouxe várias contribuições relevantes para a discussão. A argumentação foi bem desenvolvida. Foi uma apresentação correcta.  

3

A apresentação trouxe algumas contribuições relevantes para a discussão. A argumentação foi desenvolvida de forma razoável. Foi uma apresentação parcialmente correcta.

2

A apresentação trouxe poucas contribuições relevantes para a discussão. A argumentação não foi desenvolvida de forma razoável. Foi uma apresentação insuficiente.

1

A apresentação não trouxe contribuições relevantes para a discussão. A argumentação foi mal desenvolvida. Foi uma apresentação insuficiente.

Conclusão

   Com o presente trabalho, pretende-se que os discentes aprendam não só este conteúdo mas também desenvolvam a capacidade de pesquisar e, sobretudo, organizar a informação recolhida.